data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Arquivo Pessoal
Em 21 de fevereiro, às 12h14min, nasceu Joaquim Sartoni Martins, no Hospital São Francisco de Assis, em Santa Maria. Joaquim é filho dos comerciantes Rosicler Sartoni, 34, e de Alceu da Silveira Martins, 40. O irmãozinho de Alícia, 5 anos, veio ao mundo de surpresa, pesando 3 quilos e 610 gramas e medindo 50 centímetros, de parto cesárea. Rosicler conta que queria dar um irmãozinho à Alícia, mas que pensava em esperar mais. Joaquim se apressou e presenteou a família com uma personalidade calma.
- Desde a gestação, Joaquim foi tranquilo. O momento em que o vi, foi maravilhoso. Ele é um amorzinho. Só dorme e mama, é bem calminho - conta Rosicler.
Joaquim foi recebido com muito entusiasmo na família, que já não tinha mais nenhum bebê. Segundo Rosicler, Joaquim recebeu os cuidados especiais da tia e dinda, Janice Sartoni, 36, que mora em Santa Catarina e veio participar da primeira semana de vida do pequeno. Foi Janice que assistiu ao parto.
- Desde que voltei para Florianópolis, vejo Joaquim por vídeo, pelo menos duas vezes por dia Amo muito minha irmã. Agradeço a ela por ter me dado dois sobrinhos - diz a tia.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Os avós maternos, Jussara Carvalho e Carlos Alberto Sartoni, e os paternos, Clélia Lizete Martins e Alceu Martins, estão muito felizes com o caçula da família.
- O nascimento dele foi um sonho. Quando soubemos que viria mais um menino, foi só alegria. Tenho outro netinho, de 9 anos. É muito bom cuidar do Joaquim - detalha a avó.
Já o pai, Alceu, se encarrega do banho à noite e, sempre que pode, troca a fralda e dá colo ao filho. Alceu diz que não tinha preferência pelo sexo do bebê. No entanto, ficou muito feliz quando soube que era pai de um menininho:
- Estou apaixonado por ele. Achei que seria como no nascimento da Alícia, mas cada experiência é diferente.
Alceu reforça que o amor pelos filhos é incondicional. Para ele, o bem-estar e a educação dos pequenos são prioridade. Trabalho, sinceridade e honestidade são alguns dos valores que ele pretende passar a Joaquim e à Alícia.
Rosicler espera que os filhos sejam pessoas boas, que tenham amigos e que sejam realizados em tudo o que fizerem.
- Quando nos tornamos pais, passamos a viver só para os filhos. Nosso objetivo é educar e protegê-los. Não tem como medir esse amor. Eu daria a minha vida por eles, sem titubear - diz Alceu.
Os pais de Joaquim são de Santa Maria e se conheceram em Santa Cruz do Sul, na Ocktober Fest, por meio de um amigo que nem sabiam que tinham em comum. De volta a Cidade Cultura, Rosicler conta que comprou um telefone e "deu um jeito" para que o número chegasse até o atual companheiro.
Alícia recebeu o irmão com euforia. Rosicler comenta que ela adora estar pertinho do mano e o cobre de beijos e carinho. Ver a família completa tem sido a realização do casal.
Joaquim será batizado no final do ano, em Igreja Católica. Ele terá como padrinhos Janice Sartoni e Lourenço Silva.